Experimento informal CON-VIDA para a missão Croácia hoje às 15h

aerial view of soccer field
Vem pro campo da Pesquisa-Ação errante. Photo by Mike on Pexels.com

Julho começa hoje, um domingo com a transmissão, às 15h pela TV Globo, do jogo de oitavas de final entre Croácia versus Dinamarca na Copa do Mundo. Convido você agora mesmo para experimentar comigo uma barberagem: inaugurar o sétimo mês com uma invencionice informal. E fazer com a programação da TV e do mundo um experimento não planejado pelo emissora ou pela FIFA para a audiência do jogo.

Confere a ideia: venha “manipular” (a transmissão global e da FIFA) para os sentidos e os propósitos locais da pesquisa Vizinhos Midiatizados para a Mudança Social, em fase de cogestação para apresentar em setembro lá na Croácia!

(Atualização 2019: A ideia surgiu sobre o quão manipuladores são os meios de comunicação. Com esta ideia queríamos experimentar manipular os meios, ou melhor, o propósito que nós fazemos deles. “Os grandes veículos de comunicação podem até ter expectativas manipuladoras ou idealizar um modelo de público, mas a recepção de um enunciado sempre vai ser individualizada e recriada pelo sujeito.”, diz Muniz Sodré).

Vem pro campo dessa errância como Sócrates. Sabendo que só sabe um pouco, ou seja, nada. Quase nada. Mas se quiser vir sabendo mais ainda, segue alguma contextualização:

O resumo da proposta da pesquisa, selecionada para ser apresentada na Universidade de Zagreb, você encontra  aqui (atualização em 2019: Veja o capítulo na tese final). E a conferência onde temos até dia 8 de julho para confirmar a presença, você encontra aqui: https://esarn18zagreb.org/

Isto aqui é uma errância virtual, pensada na urgência da hora. Estou em fase de campanha. Captando recursos comunitários para vialibizar não só o texto final como também a viagem. Rifa, Vaquinha, Leilão de tela de arte. Tudo isso está sendo estudado em comum.

Vem participar dessa conversa!

A autogestão da pesquisa é minha com quem se aproxima BEM. Acontece neste meu último ano de doutorado na Pós-Graduação de Comunicação e Cultura da UFRJ. Com recursos recursos errantes da bolsa Nota Dez da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Mas a sabedoria é das vizinhanças, por isso, a missão é realizar também a coautoria, especialmente entre os membros da autogestão da ocupação cultural Biblioteca Engenho do Mato (BEM). Experimento de ciência aberta e comum.

Apoiadores em atualização:
Roda Cultural Engenho do Mato
Ponto Org

Autalização em 2019
Infelizmente, não pudemos participar do congresso em Zagreb, nem remotamente apesar das sinalizações positivas da organização do evento à princípio. Mas esse experimento foi debatido no Seminário Errante, realizado no Engenho do Mato, no espaço Luz do Engenho, que contou com a participação de pesquisadores da Escola de Comunicação da UFRJ e da comunidade local.
Serviu também para reinagurar as conversas sobre o Centro de Estudos Avançados da BEM, espécie de laboratório invisível, não institucional, que foi cantado em letra de hip hop por artista do bairro. Com o seminário, passa a ser repensado como iniciativa de ciência cidadã, constituído por encontros livres de pessoas do bairro dedicadas a estudar, cuidar de si e do meio.
O Seminário Errante  também orientou a tese Pesquisador Errante: comunicação ao des-envolvimento, nele se formou espécie de banca preliminar, com três pessoas escolhidas previamente para fazer a leitura da tese ainda em curso na época.
Agradecemos o apoio da cervejaria artesanal Uma Patu, por garantir a degustação do chope produzido especialmente para o evento. Além de cervejeiros, o casal produtor é morador do bairro e parte dos coletivos da BEM.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *