Doctor, a descoberta nos finalmentes do Pesquisador Errante!

Foi virar uma esquina do pátio da antiga Fábrica Bhering que as letrinhas D o c t o r – juntas assim – fizeram o definitivo sentido errante para a minha vida. Eu, prestes a encarar uma banca que me tornaria doutor em Comunicação e Cultura, andando ao acaso e inocente do destino, me deparo com um líquido profético desse. Não sei se levei a caixinha ou se foi ela quem me pegou pela mão e virou a celebração pura de doutoramento. Concidentação, como dizemos na tese Pesquisador Errante, isto é, um acaso destes que a gente torce ao nosso propósito, no caso para saborear bastante. E nem precisa torná-lo adequado e positivo, porque já veio criativo e pronto.

A defesa da tese Pesquisador Errante: comunicação ao des-envolvimento foi incrível. Banca maravilhosa de psicólogos, cientista político, comunicólogo e filósofo. O texto já foi até publicado no site da Escola de Comunicação da UFRJ, vejá lá/aqui no link as teses de 2019. Quem não sabe, este blog consta na pesquisa, ele fez parte da metodologia e do laboratório das pequenas informalidades que, no cotidiano de investigador, criamos para ter vida ociosa enriquecidora e, acima de tudo, saúde mental. Recurso contra o afogar-se nos testes de sobrevivência à bibliografia, ao trabalho de campo e ao conhecimento especializado. Um movimento informal é aquela descontração espirituosa, respiro, necessário para se pensar com a vida e não amputado dela.

Já a cerveja ( de volta ao que importa ) leva o nome DOCTOR como uma referência direta à ciência, um dos pilares da Cevaderia, o produtor artesanal da bebida. O inventor estava lá no evento e trocou algumas palavras conosco. Outra coincidentação descoberta: ele é de Biomedicina e veterano no curso da minha parceira de vida, a doutora que comigo apresenta a caixa da foto com a mãozinha. Adoramos. No facebook eles não deixam dúvida ao que vieram, “matar a sede de encontro com ciência e arte em forma de cerveja.” Eu que quero com a tese defendida seguir adiante, pensar fazendo a caminhada de ciência cidadã, definitivamente, terei de continuar nos encontros.

Experimento informal CON-VIDA para a missão Croácia hoje às 15h

aerial view of soccer field
Vem pro campo da Pesquisa-Ação errante. Photo by Mike on Pexels.com

Julho começa hoje, um domingo com a transmissão, às 15h pela TV Globo, do jogo de oitavas de final entre Croácia versus Dinamarca na Copa do Mundo. Convido você agora mesmo para experimentar comigo uma barberagem: inaugurar o sétimo mês com uma invencionice informal. E fazer com a programação da TV e do mundo um experimento não planejado pelo emissora ou pela FIFA para a audiência do jogo.

Confere a ideia: venha “manipular” (a transmissão global e da FIFA) para os sentidos e os propósitos locais da pesquisa Vizinhos Midiatizados para a Mudança Social, em fase de cogestação para apresentar em setembro lá na Croácia!

(Atualização 2019: A ideia surgiu sobre o quão manipuladores são os meios de comunicação. Com esta ideia queríamos experimentar manipular os meios, ou melhor, o propósito que nós fazemos deles. “Os grandes veículos de comunicação podem até ter expectativas manipuladoras ou idealizar um modelo de público, mas a recepção de um enunciado sempre vai ser individualizada e recriada pelo sujeito.”, diz Muniz Sodré).

Continue reading “Experimento informal CON-VIDA para a missão Croácia hoje às 15h”

Quem defende a lagoa de Itaipu tem samba

IMG_20180204_124821959Vídeo novo apresenta a bagunça de carnaval organizada pelo coletivo Lagoa Para Sempre (LPS) no Dia Mundia das Áreas Úmidas, domingo (04/02).

O LPS  é feito de voluntários moradores da região oceânica de Niterói. Eles fazem espécie de lobby cidadão com os políticos da cidade para ampliar a área do entorno da lagoa de Itaipu no Parque Estadual Serra da Tiririca. Até sítio arqueológico com sambaqui existe na região.

Área úmida, Tiririca, sambaqui. Óbvio que essas palavras pediam um bloco de carnaval com música autoral. Confira o video: https://quik.gopro.com/v/FUYeT5yCkn/

Sobre os Estados virtuais

IMG_20180117_184634082.jpgNem todo estímulo seria estímulo de fato não fossem coincidências as mais minimalistas contribuindo para isso. Tem coisas que estão aí, jogadas no mundo em estado caótico, prontas para servirem ao apetite selvagem dos sentidos humanos. Mas as antenas não captam. E o sinal só chega mesmo quando um contexto bem particular entra em cena. Chama a atenção só porque tem algo que faz sentido prévio, nem que seja o errado. Não importa, você imediatamente fica ligado. Chamo a isso de canal das micro coincidências particulares.

Aconteceu comigo. Achei que seria útil à minha pesquisa ler o livro de Jane E. Fountain, especialmente a parte teórica de Construindo o Estado Virtual (tradução literal de Building the Virtual State). Não me arrependi. Mas sem querer, enquanto estudo um autor, acabo andando com ele por aí embutindo na minha visão de mundo ainda que temporariamente. Pois por sete dias vi o mundo com um pouco dos olhos viciados à escrita de Jane. Esse era o meu contexto bem particular. Fui a campo.

Continue reading “Sobre os Estados virtuais”

Desafio informal encerrado: basta de quentinha

Atualização em 9/02/2018: sim, conseguimos! Desafio realizado. A primeira semana funcionou todos os dias. Só não deu para preparar a comida em meia hora todos os dias. A maioria levou 1h. Esse tempo ainda pode encurtar. Quase um mês depois só pedimos quentinhas três dias. 

Continue reading “Desafio informal encerrado: basta de quentinha”

Uma alternativa ao WordPress para iniciados da web

Acabamos de criar o nosso blog e hoje num papo informal com o Rodrigo Veiga, fiquei sabendo de uma alternativa de programa criador de site. Aqui usamos o WordPress. Bom para quem não quer perder tempo  programando. Mas existe o Bootstrap, template para desenvolvimento de sites feito pelo pessoal do twitter ou ex twitter.

Quando preferir o Bootstrap no lugar do WordPress?

É difícil. O Bootstrap não é para leigos. É preciso conhecer um pouco de html e css. É muito útil para quem quer ter domínio total dos detalhes da construção de site e fugir dos templates que dominam a Internet hoje.

Fica a dica: http://getbootstrap.com

Retrospectiva 2017: engajamento audiovisual

Automotive Social Media MarketingEm 2017 descobri o Quik, aplicativo de edição de vídeos da GoPro mas que serve muito bem para editar vídeos gravados pela câmera do celular (funcionou bem no meu Android Moto Play Z). Foi uma descoberta ao acaso, bem errante como a maioria das coisas nas minhas pesquisas no doutorado em Comunicação na UFRJ.

Continue reading “Retrospectiva 2017: engajamento audiovisual”